Minha primeira plotter

                Este foi meu primeiro projeto com motores de passo. Depois de muito estudo e pesquisa na net, aprendi a controlar este maravilhoso componente elétrico/eletrônico.

LPlotter

               Esta foi minha primeira plotter, feita em 2001, fiz muito desenho com ela, mas como não tinha máquina digital e nem scanner, não tenho nada documentado. Lembro de ter feito um escudo do vasco do tamanho de uma parede.  A área útil é tamanho A3.

 Plotter

      Na foto acima você vê algumas das principais características:

1 – Motores “pesados” retirados de impressoras Rima XT 180.

2 – Dois motores no eixo Y para evitar o efeito “alavanca”.

3 – Pequeno  motor cc de 12 V para levantar a alavanca da caneta.

4 – Os cabos de aço aproveitados da impressora.

5 – A alavanca feita com um pedaço de acrílico.

6 – Parafuso limitador do curso da caneta pra cima.

 Plotter2

             O desenho do Cebolinha foi feito no Vecad, passando por cima de uma imagem. Note novamento os cabos de aços. Os carros são os da impressora cortados pela metade. Os suportes dos eixos são ponto de apoio de janelas basculantes de alumínio, voce encontra facilmente nas lojas de material de serralheiros.  A caneta é presa com elásticos de pulso em um corte em U na ponta da alavanca. O elástico também funciona como uma mola pressionando para baixo. 

 Plotter33

      Note os suportes de alumínio com uma roldana com rolamentos no final do cabo de aço. Também vemos o parafuso limitador “para baixo”.

 plotterPCB

                        Placa plotada diretamente numa placa virgem. Foi feita no Easytrax DOS. É um esboço de controladora para plotter. Como a mesa tinha com uma concavidade para baixo a trilha superior falhou. Usei caneta de retroprojetor comum de 1mm. Nunca foi pro sal ( Percloreto de Ferro ).

Abaixo, alguns arquivos interresantes sobre plotter caseira.

Fischertech_plotter.pdf  Manual de montagem da plotter Fischertech.
Plotter.pdf  Manual de montagem de uma plotter rudimentar mas com controladora ISA.

Pancary posted at 2009-10-22 Category: Plotter Caseira

8 Responses Leave a comment

  1. #1FLAVIO @ 2009-12-28 18:55

    AMIGO ENTRE EM CONTATO COMIGO ME INTERESSO NO SEU PROJETO

  2. #2ADALTO @ 2010-1-4 01:15

    MUITO LEGAL SUA MÁQUINA EM.. FIZ UMA CASEIRA TAMBÉM EM MDF MAS NÃO GOSTEI DO RESULTADO.ESTOU TENTANDO FAZER OUTRA, PARA TER UMA IDÉIA ESTOU USANDO BARRA RSCADA DE CONSTRUÇÃO NAS VOU VER SE USO CORREIAS ACHO QUE FICARÁ LEGAL! ABS

  3. #3Diego @ 2010-6-23 03:35

    MUITO BOM ESTE PROJETO!! PARABENS!!! MAIS GOSTARIA QUE SE POSSIVEL VC UPASSE OS PDF’S DO FINAL DO ARTIGO!!! NÃO DA PRA FAZER DOWNLOAD!!!

    GRATO!!!

    DIEGO CRAVEIRO

  4. #4windson campagnucci @ 2010-8-7 02:19

    Ja que somos dois vascainos pelo que vejo voçe poderia me mandar mais informaçoes sobre seu projeto da plotter caseira pois tenho interesse em fazer uma, a proposito os arquivos em pdf nao consigo baixar . Um abraço e pras cabeça VASCAO.

  5. #5leonardo deroldo @ 2010-8-24 04:37

    ola eduardo achei bem interessante seu projeto, gostaria de montar uma idem a sua pois não acho tutoriais legais como o seu na net…. me passe seu msn ou email para entrar em contato.

  6. #6Gisele @ 2010-9-24 22:33

    oi querido andei lendo sobre este seu projeto é lindo sou fascinada por eletronica agora mais ainda pode pe audar a criar uma plotter para criar minhas proprias placa pci…
    se quiser me add no msn para trocarmos palavras obrigada…

    observadora_p@hotmail.com

    bjs…

  7. #7Alessandro @ 2011-2-26 04:40

    Boa noite sou técnico em informática e gostaria muito de executar esse projeto já que tenho varias impressoras velhas aqui em casa tem como você me passar os arquivos pra eu tentar fazer? os links não estão funcionando, dês de já muito obrigado parabém pelo projeto muito legal! “alecd_ale@hotmail.com”

  8. #8ELIO PANKE @ 2011-4-16 18:54

    To desmontando uma Rima xt 180,para usar motores e…você pode me dizer a
    tensao de trabalho deles aqui ta sem etiqueta,
    O maior descobri que é 7v falta o outro se souber fico agradecido.

Leave a Reply

(Ctrl + Enter)