Fundição de Alumínio

Um projeto que eu venho desenvolvendo é fazer a minha versão do torno do David Gingery, assim como a Milling Machine. Para isso temos que contruir um forno caseiro para a fundição (derretimento) do alumínio. Esse forno foi a minha primeira versão, feito de barro com cimento tendo como base um balde de plástico. Óbvio que o plástico era só suporte para o forno em sí.
secagem
No foto podemos ver que aproveitei um dos dois bicos de um fogão industrial sucateado, onde fixei com 3 parafusos o meu queimador ‘homemade’. Depois de 3 dias secando à sombra, vejam como ainda havia àgua para evaporar..

queimador

Nesta foto vemos detalhes do queimador, feito com um pedaço de tubo de 1 pol por 25cm. Fiz 6 furos de 8mm e fixei em um dos bicos. O controle da chama podia ser feito pelo ‘botão’ do fogão ou pelo regulador no bujão de gás.

mancal

Aqui temos uma tentativa mal sucedida de fazer um mancal para me auxiliar na montagem do torno. Fiz um bloco de isopor, coloquei as buchas retiradas de eixo de uma máquina de escrever IBM antiga, selei todo o conjunto com nata de cimento e mandei ver com o alumínio derretido. Teria dado pelo menos 95% certo se a maior parte do aluminio não tivesse escorrido para outro lado da areia.

lingotes

Aqui vemos os primeiros ‘lingotes’ de aluminio. Parei de ficar derretendo pouco aluminio e fazendo ‘lingotes’ de forminhas de empadas. Agora só faço lingotes de lata de leite em pó pra cima. Já tenho 4 de leite e uma de Nescau 2.0 cheias até o talo e umas sobrinhas em lata de massa de tomate..também descobri que é melhor sempre colocar uma latinha sobre o molde e enché-la junto com o molde, isso faz com que o peso do aluminio extra garanta o preenchimento total do molde. Atualmente estou construindo a versão 2.0 forno, com corpo de folha galvanizada, rodinhas e puxador…

Pancary posted at 2009-11-7 Category: Fundição de Alumínio | Tags: ,,,

One Response Leave a comment

  1. #1Paulo @ 2009-11-9 15:37

    Muito boa a idéia, eu só tinha visto um forno como este em site francês, porém você poderia detalhar um pouco mais para leigos como eu que tem vontade de também fazer um, mas não tem experiência.Eu sempre quis ter a liberdade de fazer minhas próprias peças de aluminio, desde que me aventurei a fazer uma cnc.

    grande abraço

    PSilva

Leave a Reply

(Ctrl + Enter)